Em julho deste ano a doença conhecida como "prima da dengue" chega ao Brasil


Chikungunya também é transmitida pelo Aedes Aegypti, como a dengueReuters
Neste ano, o Brasil registrou os primeiros casos de uma nova doença chamada Chikungunya. Conhecida como “prima da dengue” por ter sintomas parecidos e ser transmitida pelo mesmo mosquito (Aedes Aegypti), os primeiros diagnósticos da febre no País foram feitos em julho, após 20 viajantes contraírem o vírus em países infestados pela doença, como Haiti e República Dominicana.
Desde então, já foram diagnosticados 1.364 casos. Destes, 71 casos são importados ― pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.
Entre os demais casos, chamados autóctones, 531 foram registrados no município de Oiapoque, no Amapá, 563 em Feira de Santana, na Bahia, 196 em Riachão do Jacuípe, também na Bahia, um em Matozinhos, um em Pedro Leopoldo, ambos em Minas Gerais, e um em Campo Grande.
Febre, dor de cabeça e nas articulações são alguns dos principais sintomas do Chikungunya, de acordo com o infectologista e coordenador do Ambulatório de Medicina do Viajante do Instituto de Infectologia Emílio Ribas de São Paulo, Jessé Reis Alves. Por ter sintomas muito parecidos com os da dengue, o especialista afirma que é muito difícil realizar o diagnóstico clínico da doença.

― Dor de cabeça e no corpo, febre e erupções cutâneas geralmente são os primeiros sintomas do Chikungunya, assim como os da dengue. Entre os sinais que pode ser Chikungunya são fortes dores nas articulações e até um inchaço no local.
A confirmação da doença só pode ser feita por meio de exames laboratoriais e, se tratada corretamente, os sintomas tendem a desaparecer entre sete a dez dias.
― Como ainda não temos remédio para o vírus, o tratamento é baseado em amenizar os sintomas.

Fonte: http://noticias.r7.com/

Postar um comentário

0 Comentários