Pintadas - Cortejo pelas ruas da cidade convida a população para o 8º Festival de sambadores

   












Na tarde de sábado, 13 de dezembro,  foi realizado na cidade de pintadas um cortejo cultural ao som da fanfarra do Colégio Normal para convidar a população pintadense para o  8º Festival Regional de Sambadores da Bacia do Jacuípe que acontece nas noites de sábado e domingo,  13 e 14 de dezembro.
O cortejo teve a participação de mestres populares, baianas e cantadeiras de roda. E saiu da Companhia de artes Cênicas Rheluz, na Praça 2 de Julho, passando por algumas ruas do centro da cidade e terminando na Praça Manoel Pantaleão.
O  8º Festival Regional de Sambadores da Bacia do Jacuípe, é uma realização do produtor Cultural Claudivan Almeida e da Companhia de Artes Cênicas Rheluz. O evento pretende reunir 09 grupos entre Sambadores e Sambadoras, artistas e mestres, além de oficinas artísticas e a gravação de um CD com os grupos participantes. 
O 8º Festival Regional de Sambadores Bacia do Jacuípe tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundo de Cultura da Bahia e Secretaria da Fazenda do Edital Territórios Culturais, 22/2012.
Realizado desde 2004, junto com as Semanas Culturais, o Festival de Sambadores tem sido uma das mais importantes ações de fortalecimento da cultura popular no Território da Bacia do Jacuípe. A iniciativa nasceu da reivindicação da própria comunidade e hoje é um referencial para todos os grupos e Sambadores da região que tem legitimado a cada ano a sua importância enquanto um potencial espaço de promoção do Samba Rural.

O Festival Regional de Sambadores já teve a realização de sete edições, todas realizadas em Pintadas e envolvendo diretamente grupos de samba e manifestações populares de outros municípios que ocupam o território de identidade da Bacia do Jacuípe no estado da Bahia, e, além disso, envolve direto ou indiretamente artistas, grupos, músicos e apreciadores da arte popular de outras regiões do estado e de outros estados. 
O Festival Permite a renovação na leitura e compreensão das novas gerações a respeito do Samba Rural e destes Saberes Populares enquanto um elemento representativo de sua identidade, tanto da comunidade local, quanto regional. 
Neste ano de 2014 terá a participação dos Grupos: Sufoco da Fumaça de Riachão, Zé de Sabino de Mairi, Coração de Mãe de Pintadas, Mulheres Sambadeiras de Pintadas, Sambadores de Pé de Serra e Sambadores de Capela, Participação especial de Rege FX, Banda Misturaí e Erivan Lima, além de oficinas artísticas, Feira dos Saberes Popular e Cortejo Cultural. 
 



 Fonte: http://www.vr14.com/
Redação e fotos: Jorge Henrique


Postar um comentário

0 Comentários