Temporal derruba ponte, inunda ruas e deixa famílias desabrigadas na Bahia

As chuvas que atingem a região sul da Bahia provocou alagamentos e deixou famílias desabrigadas. Na cidade de Ituberá, a cerca de 307 quilômetros de Salvador, começou a chover forte por volta das 21h de terça-feira (16). Segundo informações da prefeitura, uma ponte desabou na BA-001, na estrada que liga Ituberá ao município de Nilo Peçanha. 

Na manhã desta quarta (17), as pistas continuam interditadas. Não há informações sobre feridos. (Veja aqui galeria de fotos com os estrados causados pela chuva na Bahia.

Famílias desabrigadas em Ituberá foram alojadas em uma creche da cidade, mas ainda não há informações confirmadas sobre o número total de pessoas afetadas pela chuva. A Prefeitura acionou o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) e a Defesa Civil do Estado para apoio às ações após o temporal.

Na manhã desta quarta, a situação melhorou em Ituberá, já que parte da água escoou e a chuva parou. Apesar de muitos estabelecimentos terem alagado, o comércio abriu e o trânsito foi normalizado.

Igrapiúna

Devido as fortes chuvas entre segunda-feira (15) até esta quarta-feira, a chuva ocasionou inundação de rios e foram danificadas 76 unidades residenciais, cerca de 25 unidades habitacionais foram danificadas e aproximadamente 200 pessoas estão desabrigadas, segundo informou Edval Coelho, secretário de Infraestrutura de Igrapiúna e coordenador da Defesa Civil da cidade.

De acordo com Coelho, a prefeitura está relocando os desabrigadas para casas de parentes e prédios públicos municipais. Um deslizamento de terra na casa no bairro de Cachoeirinha deixou uma pessoa ferida. A vítima foi levada para o Hospital Regional de Itabuna. Cerca de 16 casas foram interditadas com risco de desabamento. "O prejuízo está sendo contabilizado pela prefeitura. Redes de drenagem foram danificadas, pontes, estradas vicinais e pontes", afirma o secretário.

Segundo relatos do morador de Igrapiúna Paulo Mendes, a chuva provocou uma cratera no bairro Pascázio Lima. "Aqui na minha rua várias pessoas ficaram desesperadas com muros de residências que caíram. Teve um bairro aqui que a chuva abriu uma cratera no chão. O rio subiu por cerca de dois metros e alagou tudo. Aqui na Rua Dom Tamarineiro, onde eu moro, não chegou a entrar nas casas, mas a rua próxima a situação foi pior. A luz e a água chegaram pela manhã em minha casa. Este é o segundo ano que acontece isso", conta.

Ipiaú

A chuva que caiu no município de Ipiaú, no sul da Bahia, na terça-feira (16) alagou ruas, inundou casas e deixou moradores desabrigados. De acordo com o secretário de Governo da cidade, Emedino Souza Rebouças, choveu 74 milímetros, quatro vezes o esperado para o dia.
“Nós vínhamos monitorando o tempo e ontem nós fomos surpreendidos com a chuva. Tínhamos uma estimativa de 17 milímetros de chuva para o dia, mas choveu 74 milímetros. Tivemos uma chuva torrencial de cerca de 2h30 e tivemos a subida do nível do rio e fontes isoladas de alagamentos, a maioria sem dano físico”, relatou o secretário.

Segundo Rebouças, cerca de quarenta pessoas de uma comunidade ficaram desabrigadas em razão do temporal. “Tem um ponto que é uma invasão de uma comunidade ribeirinha e com a subida do nível do rio, aconteceu que esses familiares ficaram desabrigados. Mas eles foram amparados e estão em um abrigo de uma escola municipal”.

Uma das pessoas que perdeu a residência foi o aposentado Manoel Francisco dos Santos, de 77 anos. “Minha casa caiu. Caiu telha, caiu muro, caiu tudo. Eu tenho outra casa, mas a água já está chegando lá também”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta quarta-feira (17) é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura mínima pode chegar a 16º C, enquanto que a máxima a 29º C.

Jiquiriçá

Duas casas desabaram na entrada da cidade, na altura da BR-420, segundo Erivaldo Alcântara, chefe de gabinete de Jiquiriçá. "Por volta das 16h começou as fortes chuvas com trovoadas e relâmpagos. Hoje [quarta-feira] pela manhã o prefeito foi à zona Rural para ver como está. O rio Jiquiriçá transbordou e duas famílias das casas que desabaram ficaram desabrigadas, mas foram alocadas em casas de parentes", relata.
De acordo com ele, estradas que tinham sido recuperadas na zona rural do município foram destruídas e os reparos terão que ser refeitos. "Alguns mercados ficaram alagados, mas não tiveram prejuízos. Eles ficam no centro da cidade e ninguém ficou ferido. O rio está enchendo e a população está preocupada com enchentes. O prefeito vai encontrar um deputado ainda nesta quarta-feira, para verificar as medidas que serão retomadas para ajudar a cidade, no de enchente", completa.

Fonte: Agmar Rios 

Postar um comentário

0 Comentários