População de Mairi e região presencia halo (fenômeno óptico) no sol

Nesta quinta-feira, 22 de janeiro de 2015, por volta das 11 horas da manhã, populares de Mairi e região flagraram um halo em volta do sol. O fenômeno é um anel de luz, parecendo um arco-íris.

Algumas pessoas aproveitaram para fotografar e filmar o fenômeno. Teve gente pensando que tratava-se do fim do mundo. "Estranho de mais, nunca vi isso, fiquei com medo pensando que era o fim do mundo", disse um jovem que enviou a foto para a redação do Blog Agmar Rios.
Os halos se formam a 5-10 quilômetros (3-6 milhas) na troposfera superior. A forma e a orientação particulares dos cristais são responsáveis para o tipo de halo observado. 

A luz é refletida e refratada pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris.

É um fenômeno natural que ocorre quando existem cristais de gelo na atmosfera e a luz do sol os atravessa, e é relativamente comum, até é possível vê-lo ao redor da Lua às vezes.

Diversos internautas de municípios do interior da Bahia estão postando e compartilhando as fotos do fenômeno no facebook e no WhatsApp.

Fonte: Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários