História do Radio no Brasil

O começo de uma nova comunicação

Parados no tempo, essa era a maneira como as pessoas viviam, sem os meios de comunicação que conhecemos nos dias de hoje, pois dá para imaginar como deveria ser um tédio a vida naquela época, o conhecimento chegava muito devagar, ou quase não chegava, porque a divulgação era feita através das próprias pessoas, mesmo assim, o mundo era apenas o que eles costumavam a ver, muito limitado. Foi apartir de 1935 A 1950, que a vida começou a ter graça para os brasileiros, pois foi nesta época que o radio começou a despontar e ter participação na vida das pessoas, essa época ficou conhecida como a era de ouro do radio no brasil.

Muitos fatos marcantes aconteceram durante esse período,como o tratado assinado pelos países Brasil, Argentina,Paraguai, Uruguai ,Chile, e Bolívia, este tratado dava direito a todos esses países a ter radiodifusão, ou seja direito a ter o radio como um meio legal para a divulgação , principalmente os presidentes poderiam usá-lo como aliado do governo para promover suas idéias. No Brasil, o presidente Getulio Vargas, soube fazer um bom proveito desta tecnologia, e pode assim se firmar na historia como o presidente que ajudou a todos os brasileiros a terem o direito de possuir está fabulosa invenção. Claro que ele tinha suas “segundas intenções”, pois isso facílitaria, para que seu nome, se firmar na história, como o presidente do “povo”.
No País do futebol, a paixão nacional, a emoção na hora do gol sempre respondeu ao grito vindo das arquibancadas.

Nicolau Tuma foi o pioneiro nesse tipo de narração aqui no Brasil, em 19 de julho de 1931 narrou pela primeira vez um jogo de futebol, Tuma narrava com tantos detalhes e tão rápido que ganhou o apelido de “speaker metralhadora”. Até então, as transmissões dos jogos se limitavam a boletins esporádicos que informavam os lances principais. No ano seguinte, o rádio brasileiro transmitiu pela primeira vez um campeonato mundial de futebol: a Copa do Mundo da França.

Alto falantes foram espalhados nas praças para que a população pudesse acompanhar a narração de Gagliano Neto.

A partir daí surgiram grandes nomes, pessoas que se destacaram como grandes locutores esportivos, cada um com a sua maneira impar de contagiar a torcida, mexer com o imaginário, fazer um lance ser mais bonito do que realmente é, despertar paixões, estilos inconfundíveis.

O rádio tornou-se o meio mais importante para divulgação do futebol, em São Paulo, por exemplo, temos: a Bandeirantes (FM), a Jovem Pan (FM), Eldorado (AM), entre outras, que atualizam diariamente informações do mundo do futebol.

O rádio também marcou história no automobilismo, com Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, quem não se lembra de Ayrton Senna, a emissora que atingiu o auge em narrações desse esporte foi sem dúvida a rádio “Jovem Pan” nos anos 70.



foto de Nicolau Tuma, o pioneiro na locução de futebol

fonte (www.google.com/imagem)

Postar um comentário

0 Comentários