Governo brasileiro recebe Prêmio de Liderança Global em Telecomunicações.





Image result for logo rádio




O governo brasileiro recebeu nesta terça-feira (3) o Prêmio de Liderança Global em Telecomunicações. A premiação é concedida pela GSMA a países que garantem a ampliação do acesso à telefonia móvel, redução de tarifas, transparência e investimento em telecomunicações. A distinção foi recebida pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, durante a feira internacional GSMA Mobile World Congress, realizada em Barcelona, na Espanha.
"É um reconhecimento importante para o governo da presidenta Dilma Rousseff, que faz um esforço continuado para ampliar a internet à banda larga e os serviços 3G e 4G para que o povo brasileiro tenha a possibilidade de se comunicar e ter a possibilidade de acesso à internet", disse Berzoini. "O Brasil tem o compromisso de que as tecnologias da informação, principalmente os serviços móveis, devem servir para ampliar as oportunidades e reduzir as desigualdades", afirmou o ministro.
Parceria com o setor privado
A premiação, segundo o ministro, é também "um reconhecimento dos investimentos e do esforço regulatório, para que as empresas privadas possam participar ativamente dessa perspectiva de garantir a tecnologia como instrumento de cidadania e desenvolvimento econômico e social para todos os brasileiros e brasileiras".
"O compromisso da presidenta Dilma, assumido em campanha eleitoral, é garantir banda larga para todos. Que todas as escolas públicas do Brasil, urbanas ou rurais, tenham internet de banda larga, e todos os equipamentos de saúde e que as pessoas, sejam físicas ou jurídicas, possam ter internet de banda larga em todo o território nacional", disse Berzoini.
"É um território complexo, com a Floresta Amazônica, obstáculos naturais. Mas, através da tecnologia de satélite, fibra ótica e com o apoio decisivo das operadoras, nós poderemos cumprir esse compromisso, com bastante investimento governamental, mas também com muito investimento privado através de contrapartidas da autoridade reguladora às operadoras de telefonia do nosso país", disse.
Evolução
O setor de telecomunicações, segundo Berzoini, representa 4,7% do PIB do Brasil, tendo faturamento de R$ 227 bilhões em 2013. Só entre 2012 e 2013 houve um incremento de 9% nas receitas do setor, e em 2014 a alta na receita foi de 4%. Ainda de acordo com o ministro, o número de acessos de banda larga cresceu 430% em quatro anos, de 33,9 milhões para 181,8 milhões em dezembro do ano passado.
"O acesso à banda larga fixa e móvel cresceu principalmente devido ao acesso móvel, que conta com cinco operadoras atuando em âmbito nacional. O Brasil tem agora a maior proporção de conexões 3G da América Latina", afirmou Berzoini. "Os investimentos governamentais em pesquisas de desenvolvimento somaram aproximadamente R$ 200 milhões e 800 pesquisadores foram alocados em projetos no setor", disse.
Até o final de 2014, mais de 27 milhões de municípios tinham computadores pessoais com banda larga fixa, de acordo com o ministro. "O número de conexões móveis 3G e 4G ultrapassou 154 milhões, superando a meta original do Plano Nacional de Banda Larga", afirmou.
"As políticas governamentais, em sintonia com as estratégias empresariais, devem contribuir para permitir o acesso mais amplo possível e permitir a garantia de programas governamentais que levem saúde, educação e direitos sociais aos cidadãos através das novas tecnologias que revolucionam as comunicações, a educação e a cidadania em todo o planeta", disse o ministro.

 Fonte: Amirt

Postar um comentário

0 Comentários