IV Feira Cultural Bocapiu das Artes, será realizada na cidade de Capim Grosso


O Bocapiu das Artes, é a IV Feira Cultural do centro norte da Bahia, que acontece na cidade de Capim Grosso, numa realização conjunta e voluntária de artistas, produtores e diretores culturais do interior baiano. Sendo possível sua realização somente se todo entrarem nessa corrente de apoio ao pequeno artesão, artista ou agricultor, que não tem espaço para vender os seus produtos e mostrar a sua artes.

A divulgação da Feira está sendo feita em rede, com parceiros e amigos da comunicação, que possam colaborar para que esta ideia seja ampliada para toda a Bahia, podendo assim contemplar muito mais pessoas.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO
A região do centro norte da Bahia é rica em talentos artísticos e movimentos culturais, porém tem uma imensa dificuldade em garantir a estes artistas momentos em que possam realizar demonstrações de seus talentos e habilidades artísticas, e assim garantir a população o acesso, valorização e apreciação da cultura regional. Para além disso, organizar politicamente esses artistas, fomentando a organização desta classe, para poderem acessar seus direitos perante as instituições públicas municipais, estaduais e nacionais.
Com a realização do Bocapiu das Artes almeja-se potencializar o que já foi conquistado com a realização de três edições da Feira Cultural, promovida pela AEC-TEA, dando a população da região do interior baiano um espaço de lazer, visando promover durante três dias um amplo acesso de debate político cultural, de encontro de valores e ideias. Potencializando assim a auto-estima, a capacidade desses/as fazedores de cultura de se organizarem para se tornarem sustentáveis em sua arte, uma vez que lhes são oferecidos um espaço singular e o contato com outros artistas que almejam e necessitam de estrutura organizativa para darem início ou seguimento aos seus trabalhos.

Sendo este ainda um momento ímpar em que a juventude poderá protagonizar seu papel enquanto cidadão emancipado, de agente cultural e de autonomia organizativa. Passando de artistas que desenvolvem sua produção cultural, através das mais variadas artes, para promovedores de cultura, dando a possibilidade de outros companheiros/as também apresentarem seus trabalhos. Dando seguimento assim a essa formação já fomentada pela AEC-TEA de jovens cidadãos capazes de mudarem o seu meio, para uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária, dessa vez através da cultura. Para isso, acreditamos contar com o importante apoio da CESE.

Objetivos:
- Promover espaços para debates políticos em torno da cultura com os artistas, produtores, coordenadores e diretores culturais da região centro norte da Bahia;

- Ofertar oficinas de formação cultural e artísticas que são predominantemente oriundas da região;

- Promover intercâmbios entre grupos tradicionais de samba de roda e outras manifestações artísticas do meio urbano;

- Garantir um espaço para a exposição de cultura popular e artesanato, produzidos no município de Capim Grosso e de outras regiões;

- Efetuar o cadastro de novos artistas no banco de dados de Capim Grosso;

- Empoderar os jovens como produtores da cultura na sua comunidade, município e região;

- Instigar a reflexão popular em torno do lugar da cultura na vida de uma comunidade/sociedade.
Fonte: Mairi News

Postar um comentário

0 Comentários