3ª Festa do Licuri será realizada no povoado de Uruçú, município de Mairi

No próximo domingo, 10 de maio de 2015, será  realizada a 3ª Festa do Licuri no povoado de Uruçú, município de Mairi, com o tema: Preservar a cultura e os sabores do licuri.

O objetivo do evento é incentivar a preservação dos licurizeiros e do bioma caatinga, resgate da cultura regional e a geração de renda familiar.

A festa é realizada no campo de futebol da comunidade com muita dança, alegria e descontração com artistas musicais. Muitas pessoas montam suas barracas para comercializarem bebidas, comidas típicas do licuri e artesanato.

O local é composto por dezenas de barracas, palco para exibições dos artistas locais, apresentações dos alunos das escolas do município.

Programação

08:00 hs - Café da manhã com sabores do licuri
10:00 hs - Missa em Ação de Graças e caminhada
11:30 hs - Abertura da Festa com Sambadores
12:00 hs - Almoço com Sabor do Licuri
13:30 hs - Curso com Sabor do Licuri nas Barracas
14:00 hs - Concurso sabor do licuri
14:30 hs - Desfile da Rainha do Licuri
15:00 hs - Concurso da Quebra do Licuri e Debulha de Licuri
16:00 hs - Apresentações das escolas
17:00 hs - Resultados dos jurados e entrega de prêmios
18:00 hs - Bandas até a meia noite
O Licuri é o fruto de uma palmeira nativa do Nordeste do Brasil, pode ser encontrado em alguns estados, principalmente na Bahia, região de caatinga – municípios de Capim Grosso, Serrolândia, Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, Jacobina, Várzea do Poço, Senhor do Bonfim, Campo Formoso e Calderão Grande.

Os cachos da palmeira apresentam frutos, cujas amêndoas são utilizadas na alimentação humana, por ser muito rico em ferro, cálcio, cobre, magnésio, zinco, manganês, sais minerais e beta caroteno, tornando-se uma importante fonte de renda para diversas comunidades.

Com o licuri torrado são produzidos diversos derivados como: granola: petiscos doces e salgados, tira gosto, sorvetes, umbuzada com licuri, óleo, hidratante de cabelo, licor, etc.

A Festa do Licuri do povoado de Uruçu faz parte do Calendário Cultural do município de Mairi, realizada anualmente pela Associação Comunitária do Uruçú.

Fonte: Blog Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários