Moradores reclamam de esgoto a céu aberto na Rua travessa sol no bairro do bomfim na cidade de Mairi

CONFERENCIA E PLENÁRIA FINAL: Dia 19/09, das 9 às 18h, no CEMBRA

Moradores estão reclamando de esgoto a céu aberto, causando mau cheiro e lama na Rua travessa solon no bairro do bomfim da cidade de Mairi
Os moradores estão indignados com esta situação. Eles querem que o setor responsável resolva o problema do esgoto.


"Pedimos aos poderes públicos do nosso município que tomem uma providencia o mais rápido possível pois já faz mais de meses que estamos sofrendo com essa situação, só lembrando que aqui é um local que convive crianças, e isso estar pondo em risco a nossa saudê e a saudê de nossos filhos". 
(Essas são as palavras dos moradores) 





Saneamento básico é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo.Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado.


Infelizmente, a cidade de Mairi ainda têm muito que fazer para oferecer às pessoas um ambiente limpo e saudável. Em alguns bairros, não há saneamento básico e as pessoas convivem com esgoto a céu aberto, na porta de suas casas, sem nenhum tipo de tratamento. Nessas condições, a proliferação de doenças é inevitável, assim como a contaminação dessas pessoas.


Doenças relacionadas com a falta de saneamento

São muitas as doenças vinculadas à falta de saneamento. Elas interferem na qualidade de vida da população e até mesmo no desenvolvimento do país. A maioria dessas doenças é de fácil prevenção, mas causam muitas mortes, como o caso da diarréia entre crianças menores de 5 anos no Brasil. Os índices de mortalidade infantil também estão associados ao acesso a serviços de água, esgoto e destino adequado do lixo.
As doenças são transmitidas pelo contato ou ingestão de água contaminada, contato da pele com o solo e lixo contaminados. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas também contribuem para o aparecimento de insetos e parasitas que podem transmitir doenças.
É importante lembrar que os custos com prevenção dessas doenças são menores do que os que se tem com a cura e a perda de vidas por causa delas. Também se poderiam otimizar os gastos públicos com saúde se o dinheiro investido em tratamento de doenças vinculadas à falta de saneamento pudesse ser direcionado para outras questões.
Conheça algumas das principais doenças relacionadas à falta de saneamento: amebíase, ancilostomíase, ascaridíase, cisticercose, cólera, dengue, diarréia, desinterias, elefantíase, esquistossomose, febre amarela, febre paratifóide, febre tifóide, giardíase, hepatite, infecções na pele e nos olhos, leptospirose, malária, poliomielite, teníase e tricuríase.
Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso a água boa, tratamento correto do esgoto (seja ele doméstico, industrial, hospitalar ou de qualquer outro tipo), destinação e tratamento do lixo, drenagem urbana, instalações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária (que inclui hábitos de higiene), entre outras ações.

Redação e Fotos: Blog da Rádio Mairi FM 

Postar um comentário

0 Comentários