SAÚDE / ZIKA VIROS É TAMBÉM UMA DOENÇA SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL ( DST )


 
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias divulgou uma nota de esclarecimento onde afirma que o Zika Vírus é também uma Doença Sexualmente Transmissível (DST).


A virose que vem assustando a região nordeste nos últimos dias é transmita pelo mosquito Aedes Aegypti, mas ficou provado que também é uma DST. De acordo com o professor Brian Foy que foi picado no Senegal durante uma pesquisa, quando voltou para os EUA apresentou sintomas , mas não antes de ter relações sexuais com sua esposa que, posteriormente apresentou os sintomas.
Em Patos, esse surto misterioso de virose tem preocupado a população e já foram registrados vários casos. Os sintomas mais comuns são febre, dores nas articulações e manchas pelo corpo.
A virose vinha sido confundida com a Dengue por apresentar sintomas parecidos. Apesar dos hospitais registrarem casos com esses sintomas, não há confirmação do Zika vírus no município.
Os sintomas são auto-limitados com duraração entre 3 e 6 dias. Ainda não há vacinação ou medicamento para prevenção do Vírus Zika e o tratamento é sintomáticos. Medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides ou analgésicos não salicílicos, são utilizados no tratamento conforme a necessidade individual.
Sendo assim a vigilância deve ser ainda maior, intensificando os exames para o devido diagnostico correto e o mais rápido possível, o não diagnostico correto deve ser encarado como negligencia. (Conexaobaiana * Por Clarivaldo Pessoa, repórter cidadão)

Postar um comentário

0 Comentários