FIQUE SABENDO! / SECA ESTÁ COMPROMETENDO A SAFRA DE SOJA E DE CACAU DA BAHIA


A falta de chuvas no interior do estado está ameaçando o plantio de soja e de cacau na Bahia. No caso do cacau, a situação da região Sul do estado é grave, com a seca já ameaçando matar as árvores, exatamente num momento em que se verifica um renascimento da cultura.

A quebra da produção da safra principal que está sendo colhida vai reduzir a produção esperada das 160 mil toneladas para 140 mil toneladas. Com relação à safra temporã do cacau, que começa a ser colhida em abril, a produção já estaria totalmente comprometida.

Produtores da região já contrataram uma empresa de nucleação de nuvens, mas a seca pode comprometer a produção de cacau nos próximos anos. Na região Oeste, a seca também começa a preocupar e se não chover na primeira quinzena de janeiro, como está previsto, a situação pode se complicar.
A Aiba– Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia ainda prevê uma safra 2015/2016 da ordem de 5,2 milhões de toneladas, 25% maior que a safra 2014/2015. No caso do Oeste 90% da safra já está plantada e precisa de chuva. Por: V.E

Postar um comentário

0 Comentários