Deputada Neusa visita Riachão e presta solidariedade à população

A deputada Neusa Cadore (PT) apresentou Moção de Solidariedade ao município de Riachão do Jacuípe (a 183 km da capital) atingido pelas fortes chuvas da última semana. Nesta terça-feira (26), Neusa e o governador Rui Costa visitaram as áreas mais afetadas e acompanharam o trabalho do poder público e dos voluntários. Segundo a prefeitura já são cerca de quatro mil moradores desabrigados e desalojados.   

A chuva elevou o nível do rio Boqueirão, afluente do rio Jacuípe,  derrubando a cabeceira da ponte de acesso à cidade na BR-324. A água alagou ruas, invadiu casas e provocou ainda o rompimento de uma adutora que abastece o município. Alto do Cruzeiro, Alto do Cemitério, Bela Vista, Ranchinho, Jatobá e Barra estão entre os bairros mais atingidos.  
"São nesses momentos que assistimos a demonstrações muito fortes de solidariedade. Pessoas, instituições públicas e igrejas passaram a contribuir com a arrecadação de donativos, alimentos, roupas, colchões e água potável", reconheceu Neusa. A parlamentar disse ainda que é importante essa ajuda emergencial, mas que é preciso garantir também investimentos para construir novas moradias para as famílias mais prejudicadas.  
Segundo Neusa, a união de voluntários, grupos religiosos, movimentos sociais, prefeitura e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) do governo estadual tem sido fundamental para acolher os moradores. Para o vereador Ninho Motoboy o apoio do governo do Estado é necessário tanto para garantir aluguel social para as famílias e, futuramente, a construção de algum loteamento. 

Doações 

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) já enviaram cerca de quatro toneladas de donativos para os moradores desalojados em Riachão. Diversas entidades como a REDE Pintadas e o Movimento de Organização Comunitária (MOC) também articularam campanhas para coletar doações. Além de alimentos não perecíveis, água potável, roupas e colchões, há uma grande necessidade de material de higiene pessoal (escova, creme dental, etc) e fraldas. 

Postos de coleta 

Feira de Santana: 
Sede do MOC - Rua Pontal, 61, Jardim Cruzeiro
Contato: (75) 3322-4444

Salvador:
Av. Tancredo Neves, 1186, Portaria do Edf. Catabas Center
Contato: (71) 99921-7593

Pintadas:
CESOL Bacia do Jacuípe. Praça 2 de Julho, 462, Centro. 
Contato: (75) 3693-2129

Postar um comentário

0 Comentários