Volume de água da Barragem de São José do Jacuípe aumenta de 2 para 9% de sua capacidade

Antes das chuvas deste mês de janeiro de 2016, a Barragem de São José do Jacuípe estava operando com 2% de sua capacidade, abastecendo as cidades de Mairi, Várzea do Poço, Várzea da Roça, Quixabeira, o povoado de Gonçalo, no município de Caém e os distritos do Junco e do Paraíso, no município de Jacobina. 

Quando as primeiras chuvas começaram a cair, a barragem do Flori, localizada nos limites dos municípios de Várzea do Poço e Várzea da Roça, transbordou. Com isso, a Embasa mudou a captação de água para a referida barragem para abastecer as cidades de Mairi, Várzea do Poço e as localidades de Morrinhos, Barracas e Soinho, no município de Várzea da Roça.
A barragem de São José do Jacuípe continua recebendo muita água. A expectativa é que venha a aumentar muito mais depois que a Barragem do França começou a transbordar neste sábado, dia 23.
Nesta segunda-feira, dia 25, a barragem de São José do Jacuípe está com 9% de toda a sua capacidade, correspondendo a 32 milhões de litros de água armazenada, mesmo volume de água da Barragem do França transbordando.
A Barragem de São José do Jacuípe foi construída no governo de João Durval Carneiro, sendo inaugurada no dia 28 de Julho de 1985, considerada a terceira maior da Bahia. A capacidade da represa, é de 355 milhões de metros cúbicos de água. 

De acordo com informações, a barragem tem uma altura de 41,0m por 1.560m de comprimento. A sua construção foi para atender à irrigação, abastecimento humano, piscicultura, pecuária e perenização do rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Paraguacú.
Da redação do Blog Agmar Rios
Fotos: Foguinho Eventos

Postar um comentário

0 Comentários