ESPORTE / O Bahia e o nordeste é maior que a Globo. Por Mauricio Costa


Hoje o Bahia e a comunidades de clubes do nordeste conquistaram uma autonomia com a rentável Copa do NE que implica uma não só conquista para um mercado antes tomado pelos clubes do sudeste, como também uma promessa de luta. Se eles tentaram barrar a Copa do NE, vão lutar para que nossos clubes continuem vassalos dos clubes sulistas. Por isso, essa luta para o Bahia assinar com o Esporte Interativo os direitos de transmissão de seus jogos via internet é uma questão de honra.

O atual formado de distribuição de rendas de transmissão de jogos feita pela Globo é imoral. Trata clube tradicionais como o Bahia, com grande torcida, como se fossem clubes amadores, que não possuem compromisso com sua torcida ávida por conquistas. Ao fazer isso a Globo desvaloriza as competições que transmite, não agrega mais valor e diversidade ao seu produto e distribui um produto falsificado pelas edições a torcedores que desavisados se deixar contagiar pela mídia vagabunda do sudeste que ignora nossa região.

É preciso então que os clubes se revoltem. Assim, o Bahia e outros clubes devem assinar com o Esporte Interativo que tem uma proposta mais justa para com os times que não fazem parte da máfia do eixo sul-sudeste. Se for preciso, como no caso da Copa do NE, batalharemos no campo jurídico lutando pela liberdade do consumidor e a livre concorrência que deve nortear as relações econômicas no Brasil. Essa luta, portanto, integra-se a uma busca por mais democracia nas telecomunicações e garantias aos clubes de serem tratados de forma isonômica diante das leis que na nossa constituição já não pode se dobrar aos interesses mesquinhos da Rede Globo.

Como torcedor e sócio vou apoiar meu clube se a Globo retaliar. Inclusive um jogo do Bahia foi marcado para o mesmo dia em que o tricolor estará jogando nos EUA. Um jogo contra o Galícia dia 9 que pode ser remarcado sem problemas, haja vista que o Esporte Interativo, a FBF e o próprio valor relativo de um jogo sem maiores atrativos de um campeonato estadual deficitário não pode ser motivo de empecilho para que o tricolor tenha que jogar no mesmo dia dois jogos. A exceção monopolista hoje no Brasil é a Rede Globo, que acha que manda no esporte brasileiro e impõe horários absurdos, e ainda insista em retaliar o Bahia por buscar seus direitos. Por: futebolbahiano

Postar um comentário

0 Comentários