13º começa a ser pago nesta segunda-feira (30)

Começa na segunda-feira (30) o pagamento do 13º salário para a maioria dos trabalhadores. Uma boa notícia para muita gente, mas de angústia para outros. Mesmo o pagamento sendo obrigatório, pelo menos 160 prefeituras da Bahia já informaram que estão sem dinheiro.
A Superintendência Regional do Trabalho informou que mesmo com a greve dos servidores, está recebendo denúncias normalmente. De acordo com a lei, os empregados domésticos e outros trabalhadores têm que receber a 2ª parcela do 13º até dia 20 de dezembro.
Já as prefeituras podem escolher a data de pagamento, mas não pode ultrapassar o dia 31 de dezembro. Os comerciantes vivem a expectativa da chegada de clientes com dinheiro no bolso. A previsão é de com o pagamento do 13º, R$ 4 bilhões devem movimentar a economia do Estado.
Pelo menos 40% dos prefeitos das cidades baianas disseram que estão com dificuldade de pagar os servidores por causa da queda na arrecadação de impostos e no repasse do governo federal. Entre eles, Amélia Rodrigues, Santa Bárbara e Juazeiro. No oeste da Bahia, só Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães garantiram que vão pagar.
Em Ilhéus, a prefeitura disse que vai ter que atrasar o pagamento dos prestadores de serviço para cumprir com o 13º. A prefeitura de Itabuna informou que só os servidores comissionados não vão receber.
A Prefeitura de Salvador informou que vai pagar o 13º salário integralmente até o dia dezoito de dezembro. Já os funcionários do Estado, devem receber a última parcela também até o próximo dia 18.

27/11/2009 - 20h24m
Da Redação, com informações do BATV

Postar um comentário

0 Comentários