Beleza Negra 2009 - África a expressão musical do mundo



O fim de semana na cidade de Mairi foi de festa, em comemoração a Semana da Consciência Negra.
No Centro Cultural Lítero Recreativo 07 de Setembro, no feriado do dia 20 de novembro, aconteceu uma mesa de debates e mostra de vídeos, foram convidados: Gildázio de Oliveira - Pós Graduando em História,  Flávia Sampaio – Graduando em História e Silvana Reis - Graduando em História. Relataram sobre a história dos negros na Bahia e que a comemoração é apenas um ponto de partida, um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura local e nacional. Além da presença de estudantes, comunidade local e comunicadores da Rádio Comunitária Mairi FM.

Em destaque importantes personagens: Zumbi dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial; Miriam Makeba, foi uma cantora sul-africana, também conhecida como Mama - África e grande ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid. Bob Marley, foi um cantor, guitarrista, e compositor jamaico, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos; Neguinho do Samba, foi criador do ritmo samba regaae  e um dos fundadores da escola de percussão de Olodum e da banda Didá.

Na noite de sábado dia 21, o desfile beleza negra 2009, contou com a participação de oito garotas e três garotos. Jurados: Yves professora de História, Gildásio - Pós Graduando em História e o ex-Goleiro Nino.

 Pela classificação resultado das três belas garotas:
- Em 3º Lugar com 98,5 Pontos
Nilma Silva de 14 Anos da Avenida Senhor do Bonfim
- Em 2° lugar com 102 Pontos
Heleni Santos de 18 Anos da Fazenda Junco
- Em 1° lugar com 111 Pontos
Isabela Santos 17 Anos da rua Bom Jardim
Resultado dos Garotos Beleza Negra
- Em 3º Colocado com 98,5 pontos
Geovane Reis 16 anos da Rua Bom Jardim
- Em 2º Colocado com 100 pontos
Luiz Fernando 18 anos da Rua Carlos Moreira
- Em 1º colocado com 103 pontos
Genivaldo de Jesus 17 anos da Rua do Recreio

Apresentação de Capoeira Regional, com o mestre de Capoeira Malagá e o profesor Dai, teatro e música ao vivo com a banda Frutos da Resistência de Mairi. Cultura e diversão no Beleza Negra 2009.

Informação de Aécio Lima
Redação: Gidailma Souza - Mairi Fm 

Postar um comentário

0 Comentários