Começa em Brasília a 1ª Conferência Nacional de Comunicação


Com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital, começou nesta segunda-feira (14), em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O encontro, que vai até quinta-feira (17), reúne representantes da sociedade civil, empresários e profissionais que vão discutir a produção de conteúdo, os meios de distribuição, a promoção da cidadania e sugerir políticas públicas para o setor.
A Abertura da conferência, realizada no auditório Ulisses Guimarães, na Capital Federal, teve a participação do presidente Lula. Segundo ele a legislação brasileira sobre comunicação tem mais de 40 anos e não acompanhou a evolução tecnológica e social. “O mundo mudou, as tecnologias mudaram, a comunicação mudou, mas essas mudanças não foram acompanhas pela legislação. É chegada a hora de uma nova pactuação na área da comunicação social, que garanta a liberdade de expressão e a democratização da informação”, disse o presidente.
Além do presidente Lula, participaram da cerimônia de abertura os ministros das Comunicações, Hélio Costa, da Secretária Especial de Comunicação, Franklin Martins, e secretários estaduais de Comunicação, entre eles, o assessor geral de Comunicação do estado da Bahia, Robinson Almeida.
Ao todo, 1684 delegados escolhidos nas conferências estaduais de comunicação participam da 1ª Confecom. Eles vão discutir, sintetizar e encaminhar para a elaboração de políticas públicas mais de 6 mil propostas. Todas elaboradas durante os mais de 200 encontros municipais e 26 estaduais e distritais.
Iniciativa baiana – A Bahia enviou 108 delegados, 48 eleitos pela sociedade civil empresarial, outros 48 pela sociedade civil e 12 pelo poder público. Eles vão apresentar as sugestões discutidas na etapa baiana. Na lista, a democratização da informação, a regulamentação dos veículos comunitários, a implantação de uma rede pública de comunicação e a divulgação das produções regionais.
A Bahia foi a pioneira na promoção dessas discussões. Em agosto de 2008, o Governo do Estado realizou a primeira conferência de comunicação, que acabou incentivando a realização do encontro nacional.
“A Bahia foi muito importante nesse processo, por ter sido o primeiro estado a realizar uma conferência, e traz aqui a experiência do diálogo com os diversos segmentos sociais, que entenderam que com respeito às suas especificidades, conseguem trabalhar melhor para construção de uma política de comunicação democrática”, disse, de Brasília, Robinson Almeida.

Fonte: AgeCom

Postar um comentário

0 Comentários