Produtores querem garantia na comercialização do sisal



“Os Sisaleiros Pedem Socorro”, este foi o tema do evento realizado na Casa da Cultura/Casa Brasil em Valente, na ultima sexta-feira (11), o encontro reuniu centenas de produtores de sisal da região, lideranças de organizações sociais, prefeitos, deputados e representantes de secretárias do estado, para debater e construir propostas de resolução dos problemas com a produção e comercialização do sisal.

Um documento com dez propostas consideradas essenciais para que o sisal saia da crise foi discutido junto ao publico presente e já encaminhado para vários ministérios, inclusive o Governador Jacques Wagner, parlamentares e outras autoridades da instancia estadual e federal.

Entre as propostas contidas no documento está a liberação de recurso para compra do sisal, manter um processo de equalização de preço e prêmio para o exportador, liberação de recurso para assistência técnica e capacitação de forma permanente, créditos especiais para produtores e empresários, associações e cooperativas, implantação de unidades produtivas para garantir o melhor uso do sisal, com o aproveitamento do resíduo, bucha, sucos e a fibra do sisal entre outras. 

Uma comissão formada pela União dos Municípios do Estado da Bahia - UPB, Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira  - APAEB e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia - CODES-Sisal, ficará responsável pela continuidade do trabalho.

De acordo com o diretor executivo da APAEB Ismael Ferreira a principal  reivindicação das organizações é a liberação de recursos, caso isso não seja atendido em até 15 dias, o passo seguinte será um grande evento em salvador onde  pretende chegar ao governador, secretários e outras autoridades.

“Acredito que a partir desta mobilização conseguiremos conquistas rápidas, para que venha melhorar a situação da região, agente espera que de fato entendam a necessidade e urgência de se resolver este problema”, declara Ismael.

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, compra o sisal da mão do produtor pelo preço mínimo de R$ 1,04 /kg, o preço foi determinado pelo governo federal para, safra 2009/2010. 

“A CONAB vem fazendo a aquisição do sisal tentando regular o mercado, para este trabalho continuar é necessário a liberação de recurso pelo Ministério da Fazenda e Planejamento, se isso acontecer às forças da CONAB serão colocadas a serviço da região do sisal”, garante o gerente de operações da CONAB, Mário Alves.

“Nos últimos 02 anos estamos vivendo uma grande dificuldade e esse encontro nos possibilita trabalhar juntos, produtores, empresários, organizações em busca de uma saída para esta crise, a nossa proposta é que a CONAB, continue financiando o sisal, comprando sem armazenar”, disse um dos diretores das FATRES, Urbano Carvalho.

O encontro Regional “Sisaleiros Pedem Socorro” foi organizado pelo Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira do Estado da Bahia - CODES-SISAL, e as organizações do Território do Sisal: FATRES, APAEB, MOC, Fundação APAEB, COOPERAFIS, ARCO SERTÃO e STR – Valente – Bahia.

A opinião dos produtores

Muitos produtores participaram do evento e colocaram as suas opiniões a respeito dos problemas enfrentados com a comercialização do sisal.
O produtor de sisal Gabriel Cassiano Oliveira Rios, residente do município de Retirolândia, espera que a partir desta mobilização se encontre logo uma solução.

“A situação se agravou tanto a ponto de pedirmos aos municípios para decretar estado de calamidade publica, a dificuldade tem sido muito grande, principalmente para nós que somos pequenos produtores, pois produzimos e hoje não temos onde vender esperamos que esta situação se resolva logo”, confia Cassiano.

“Precisamos nos mobilizarmos, este encontro foi um passo mas não devemos parar aqui, precisamos levar isso a  diante, o sisal precisa de lideranças fortes que saiam em sua defesa”, afirma o produtor de sisal  Misael Ferreira residente no distrito de Salgadália,Conceição do Coité.
 
Atenc. Lívia Santos
ASCOM/APAEB
skype-  livia.apaeb
Ramal- 3943
Acesse: www.apaeb.com.br
www.conversadagentee.blogspot.com

Postar um comentário

0 Comentários