Carnaval de Mairi - Concurso de máscaras

 
Foto Joselita Borges

No Território da Bacia do Jacuipe, a 300 quilômetros de Salvador, a cidade de Mairi segue as tradições culturais do município durante a Folia de carnaval. Uma famosa manifestação cultural da cidade fica por conta dos Caretas mascarados que se vestem elegantemente e saem a as ruas durante os dias de festa. Com o objetivo de manter essa tradição a Associação Artistica e cultural Frans Pop organiza no ultimo dia de fulia um desfile e concurso de caretas. De acordo com os mais antigos da cidade, os Caretas existem há mais de 70 anos.
Cheio de animação e originalidade o Carnaval de Mairi , que transforma essa cidade da Bcia do Jacuipe no sertão baiano num cenário de festas, marcado pela presença de grupos que desde o início do século fazem parte da história da própria cidade. OS CARETAS , que desfilam pelas ruas, máscaras as mais estranhas, com seus chocalhos chamando a atenção de todos para o personagem que representa.
Ser CARETA em Mairi, é algo hereditário, que passa de pai para filho. Não há limite de idade. Desde cedo, as crianças aprendem a conviver com máscaras. Elas estão presentes, alegrando o CARNAVAL da cidade.
Se antes as turmas brigavam quando se encontravam travavam verdadeiros combates hoje desfilam na mais perfeita harmonia. Como a máscara encobre todo o corpo e o rosto, o encontro de desfilantes é garantia de muita brincadeira, quando um tenta adivinhar quem é o outro.

Os mascarados tomam conta das ruas de Mairi num verdadeiro clima de encantamento. Desfilam durante o dia e  e nas casas por onde vão passando são recepcionados com acenos e as vezes com bebidas.
A dois  anos, que a Associação Frans Pop promove um concurso entre todos os CARETAS , onde são levados em conta no julgamento os critérios de melhor máscara, vestuário.

A característica de cada grupo de Caretas está na arte de se vestirem diferentes. Eles visitam as casas por onde passam e nem sempre são bem recepcionados, mas tudo é fulia. A tradição é milenar, passada de pai para filho.

Redação > Floriano Rios

Postar um comentário

0 Comentários