Jornada Pedagógica 2010



Cerca de 300 professores da Diretoria Regional de Educação de Piritiba- DIREC 17, este ano a Jornada Pedagógica está sendo realizada no Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet para a realização da Jornada Pedagógica 2009, o evento acontece, simultaneamente, em mais 119 polos distribuídos pelos territórios da Bahia. Mais do que planejar o ano letivo, a jornada é um espaço democrático de reflexão sobre a prática pedagógica e de troca de experiências e insere-se no compromisso da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o movimento Todos pela Escola para garantir aos estudantes o direito de aprender. O evento teve início às 9 horas, fez presente a mesa a Diretora Regional de Educação DIREC 17, a Professora Jucimeire Pamponet, o Coodenador de Desenvolvimento da Educação Bássica, o Profesor Edson Santos, o coordenador de Atendimento e Organização da Rede escolar Miguel Barbosa, a Diretora do Colégio Estadual José Ribeiro Pamponet, a Professora Luzimira Santana e a Secretaria de Edicação de Baixa Grande, a professora Joanita Sousa Rios de Sena, contou também com fala ravés de vódeos conferência pelo Secretaria Estadal de Educação, senhor Osvaldo Barreto, transmitida, ao vivo, para mais de 120 polos distribuídos na capital e interior do estado.

A DIREC 17 é representada por 7 municípios, Baixa Grande, Macajuba, Mairi, Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá.

A Jornada Pedagógica é um espaço de trabalho do planejamento técnico em que os educadores e educadoras dialogam sobre as práticas cotidianas da escola, orientadas pelo pensamento coletivo na perspectiva da contextualização, bem como da reflexão sobre as aprendizagens prioritárias decorrentes da base nacional comum, e seus efeitos nas dimensões culturais, intelectuais, éticas e políticas da formação humana, sob responsabilidade da escola. A Jornada compõe um modelo de gestão de rede que acentua o coletivo de escolas como foco do planejamento, além de reiterar que esse coletivo contribui para a sistematização de experiências que podem reforçar a capacidade pedagógica da rede escolar estadual e reafirmar a importância de projetos comuns mobilizadores das aprendizagens prioritárias.

Este ano, o tema central é Organização do trabalho pedagógico: os educadores e suas práticas, tendo como foco dois aspectos: o currículo e a articulação docente como componente do ordenamento curricular.

Na primeira etapa, nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Jornada vai acontecer, simultaneamente, nos 120 polos (locais de encontro), envolvendo todas as escolas da rede. Já nos dias 8, 9 e 10, a Jornada acontece nas próprias unidades escolares.


Postar um comentário

0 Comentários