IMA afirma que está controlado o risco de contaminação do Rio Jacuípe



O risco de contaminação do Riacho do Camisão, um dos principais afluentes do Rio Jacuípe, pelo produto químico que teria vazado de um caminhão-tanque na madrugada da última terça-feira, 23, está controlado. A informação é do coordenador regional do Instituto Meio Ambiente (IMA) em Feira de Santana, Anderson Carneiro.
Ele disse que o produto, identificado como emulsão asfáltica, atingiu um córrego e se acumulou em um açude no Povoado de Vila Esperança, a cerca de 15 km de Riachão do Jacuípe. O açude passa agora por limpeza realizada por uma empresa contratada pela Nacional Asfalto, responsável pelo transporte do produto.
“Nós colocamos uma barreira para que, caso o açude transborde com a chuva, o produto não atinja afluentes do Rio Jacuípe”, frisou o coordenador.
Carneiro informou ainda que não se tem ideia da quantidade do produto lançado na água e que o volume de peixes mortos não ultrapassa três toneladas, negando a informação de moradores de que seriam mais de 10 toneladas. O IMA orienta comunidades locais a não consumirem a água do açude para prevenir contaminação.

Fonte: A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários