PROGRAMA SAÚDE EM MOVIMENTO Miguel Calmon - Ba



Milhares de pessoas aguardando atendimento neste sábado 27 de março
Presença do governador Jaques Wagner
O governador Jaques Wagner visitou, na manhã deste sábado (27), as instalações do hospital Padre Paulo Felber, onde está implantado o Programa Saúde em Movimento. Na oportunidade o governador anunciou ampliação dos serviços do Sistema Único de Saúde - SUS, para que o hospital possa pactuar com municípios vizinhos procedimentos importantes.
Mais de 30 mil atendimentos em Miguel Calmon
Até o final desta sexta etapa, na próxima segunda-feira (29), estima-se que mais 30 mil atendimentos sejam realizadas em Miguel Calmon, beneficiando 21 municípios da região com 42 tipos de procedimentos oferecidos, como exames diagnósticos e complementares de: biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica, pterígios (carne nos olhos), cirurgias de catarata, entre outros serviços.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, afirmou que haverá mais quatro etapas do Saúde em Movimento. A próxima cidade a receber os serviços oftalmológicos é Iraquara, atendendo a microrregião de Seabra. Ele explica que o programa, que atualmente funciona com uma equipe formada por 70 profissionais, será ampliada. A nova equipe vai iniciar o trabalho em abril, dobrando a capacidade de atendimento.
A aposentada Joventina Barros Carneiro, 90 anos, moradora da zona rural de Miguel Calmon, há mais de 10 anos ficou sem enxergar. Percebeu o problema quando estava fazendo roupa de crochê. A visão escureceu e não conseguia continuar a sua atividade, que aprendeu ainda jovem. “Parecia que tinha areia e enxergava tudo turvo. Mas não ligava. Pra mim era coisa de velho. Só fui me preocupar quando quase cair ao entrar no meu quarto. Eu disse: Ai Jesus! Vou cair”. A aposentada foi em vários oftalmologistas, até diagnosticar catarata. Mas, sem dinheiro para pagar a cirurgia, o problema avançou comprometendo a sua visão, passando a depender dos filhos para caminhar.


Postar um comentário

0 Comentários