Bacia do Jacuípe: 50 Kits Ordenha entregue para os produtores de leite do teritório

Na manhã de terça-feira 27 de abril de 2010, no Auditório da Casa do Agricultor, no Município de Mairi, aconteceu um treinamento prático e distribuição de Kits Ordenha Manual. Foram entregues aos Produtores de Leite dos 14 municípios do Território da Bacia do Jacuípe pelo Técnico Agrícula da Embrapa - Transferência de Tecnologia, o Sr. Gean Carlle, no total foram 50 kits e cada município recebeu de 03 a 04 kits, de acordo a quantidade de produtores que estavam no treinamento.

Estavam presentes além de Secretários, Diretores e Técnicos da Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, representante da EBDA e STTR/Mairi, o Técnico Agrícula de Mairi Henrique Rios, Superintendente de Agricultura e Meio Ambiente de Mairi o Sr. Edmundo Pedreira.

Em entrevista a Rádio Comunitária Mairi o comprador de leite, o Sr. Nelson Araújo Souza residente na fazenda Tanque de Dentro divisa de Capela do Alto Alegre e Várzea da Roça, disse que foi uma ótima iniciativa da Embrapa, que proporcionou uma capacitação para nós produtores e nos conscientizar de que o higiene é essencial no dia a dia.

A Srª. Dionísia Silva, do município de Várzea do Poço produtora de leite há 10 anos relatou que este método é novo e que beneficiará tanto os produtores, quanto aos consumidores que irão adquirir um produto de qualidade e melhor produzido no Território da Bacia do Jacuípe.

Henrique Rios, Técnico Agrícula de Mairi destacou que o principal objetivo deste treinamento é verificar a qualidade do leite. Em número, são 300 mil litros de leite por dia em todo o Território da Bacia do Jacuípe, ficou agendado para o dia 11 de maio deste mês a realização da coleta e entrega da 1ª análise do leite.

A escolha do sistema de ordenha manual em uma propriedade leiteira é uma importante decisão a ser tomada, pois a ordenha é a última fase de uma seqüência de eventos na produção de leite. Todos os esforços em reprodução, criação, alimentação e investimentos não serão recompensados se a mesma não for suficiente e corretamente efetuada. O uso correto da ordenha manual permite a melhor qualidade do leite, contribuindo para um consumo saudável dos produtos.

Postar um comentário

0 Comentários