H1N1: 24% das vacinas da Bahia foram aplicadas

Em 40 dias de campanha da vacinação contra a gripe H1N1 (influenza A), 1,7 milhão de doses da vacine contra a gripe influenza A H1N1 foram aplicadas na Bahia.

O número é apenas 24% do previsto para todo o estado: sete milhões de vacinas, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A campanha segue até o dia 21 do próximo mês e a atual etapa (para jovens de 20 a 29 anos), que se encerra sexta-feira (23), registrou, até o início da semana, a vacinação de apenas 16% do esperado.

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 40% das pessoas que não se vacinaram “alegam falta de tempo”, em especial o grupo de jovens foram os que mais fizeram essa alegação – 59% deles. Apesar dos dados, postos de saúde de Salvador estão com filas na vacinação. As clínicas particulares comercializam a vacina da H1N1 conjugada com a da gripe comum.

Na terça-feira (20), o 12º Centro de Saúde (Imbuí) reforçou a equipe para atender à demanda. No 5º Centro (Garcia), jovens chegaram a esperar mais de duas horas para receber a medicação. Neste ano, foram confirmados 46 casos da gripe A na Bahia até a última sexta-feira (16). No total, foram notificados 105 casos suspeitos no Estado, e há dois óbitos em análise.

Informações do A Tarde.

Postar um comentário

0 Comentários