Economia

Economia cresce perto de 10%

A economia brasileira cresceu 9,84% nos três primeiros meses deste ano, na comparação com igual período de 2009, segundo estimativas feitas pelo Banco Central no novo Índice de Atividade Econômica da instituição (IBC-BR), divulgado ontem. O IBC-BR é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar na definição da taxa básica de juros (Selic).

Já sobre o último trimestre do ano passado, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teria sido de 2,38%, de acordo com o índice. Em termos anualizados, representaria aumento de cerca de 9,5%.

Nova medida - O Banco Central informa que o IBC-BR “constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica”. Antes divulgado por estados, e por regiões, desde o início deste ano o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional.

O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além dos impostos. O resultado oficial do PIB do primeiro trimestre deste ano será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente no começo de junho. “A estimativa do IBC-BR incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção + importações)”, explicou o Banco Central, em seu último relatório de inflação.

Fonte: Tribunadabahia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários