EDUCAÇÃO: Aluno de escola rural tem desempenho inferior à média

Alunos de escolas rurais do País apresentam desempenho em matemática 18% inferior à média nacional, restrita ainda às escolas das áreas urbanas. Só neste ano, o índice oficial passará a incluir - e parcialmente - alunos que não estudam nas cidades. Pesquisa encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também identificou desempenho de português 6% abaixo da média nacional.


Junto com o baixo desempenho, a pesquisa encontrou condições precárias nas escolas do campo: a maioria dispõe apenas de quadro negro e giz como recurso pedagógico. Computadores inexistem em 66% da amostra pesquisada.

"Existe um diagnóstico grave: a maior desigualdade na educação não é entre homens e mulheres, entre brancos e pretos, ou entre o Nordeste e o Sudeste, mas entre a área urbana e a área rural", disse André Lázaro, secretário de educação continuada, alfabetização e diversidade do MEC.

Somente a partir deste ano, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passará a refletir o desempenho de uma parcela das escolas do campo: cerca de 10% dos 4,9 milhões de alunos da área rural. Os alunos matriculados em escolas do campo somam aproximadamente 10% do total de matrículas do ensino básico no país.

A expectativa do MEC é a de que o índice geral fique entre 4,4 e 4,5, pouco acima do índice obtido em 2007, de 4,2. Esse resultado já repercutiria, ainda que parcialmente, os resultados do índice de aprendizagem do ensino rural. "A diferença de desempenho não é proporcional à diferença das condições dessas escolas. Eu temia que a diferença fosse maior", observou o secretário André Lázaro.

Informações: Agência do Estado

Postar um comentário

0 Comentários