Saúde: Samu reforça atendimento na Bahia com mais 17 UTIs móveis

O Serviço Móvel de Urgência (Samu-192) será reforçado na Bahia, com a incorporação ao serviço, no estado, de mais 17 UTIs móveis. A assinatura do termo e a entrega das Unidades de Suporte Avançado do Samu-192 serão realizadas na quinta-feira (29), às 8h30, no auditório da Secretária da Saúde do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

As UTIs são equipadas com monitor, ventilador pulmonar, ventilador neonatal, aspirador, detector fetal, além de oxímetro e desfibrilador. A equipe de atendimento de cada unidade móvel é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor, sendo, inclusive, capaz de efetuar atendimentos que necessitem de procedimentos mais complexos.

Com as 17 novas UTIs, o atendimento será expandido para mais 80 municípios, totalizando 120 cidades contempladas. A cobertura do Samu chegará para mais dois milhões de pessoas, ampliando o serviço para quase oito milhões de baianos. As novas UTIs se somarão às 30 já existentes no estado, além das 159 Unidades de Suporte Básico.

Com a ampliação do serviço, a cobertura do Samu deve chegar a 73,17% até o final de 2010, ou seja, cerca de 10,3 milhões pessoas serão beneficiadas. O investimento para implantação do Samu-192 é de responsabilidade do Ministério da Saúde, que disponibiliza os equipamentos das ambulâncias de suporte básico e avançado de vida, assim como os recursos para a Central de Regulação Médica das Urgências. O custeio mensal de cada equipamento é de responsabilidade conjunta dos governos federal, estadual e municipal.

Agecom

Postar um comentário

0 Comentários