CONSCIÊNCIA NEGRA: ‘O QUE FALTA É EDUCAÇÃO’

O Dia da Consciência Negra, que é celebrado no dia 20 de novembro desde 1960, é dedicado à reflexão social e racial na sociedade brasileira. A data que foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares (1695), há pouco tempo ganha força e voz no país da efetiva mistura e contrariamente o país da desigualdade.

Para os soteropolitanos, a data só ganhou o entusiasmo necessário há menos de dez anos e que a reflexão necessária só será feita com a devida igualdade no dia em que a educação realmente for para todos. O soldado Fernando Barreto, 42, diz que a real igualdade social só chegará em, no mínimo, 20 anos. “Precisamos de tempo. Daqui a 20 anos as coisas melhoram. Hoje os negros já estão em cargos maiores e melhores como professores universitários, médicos, advogados e até juíza como é o caso de Luislinda Valois. Em breve estaremos nas cabeças do povo.

O Brasil tem 510 anos, mas só há pouco viemos atinar e hoje procuramos o nosso devido lugar. Hoje temos policiais negros, antigamente não se via. O que falta mesmo é educação. Ai sim tudo vai melhorar”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários