SEGURANÇA: Polícia baiana está entre as mais ineficientes do país

Com um aumento de 50,72% no número de homicídios nos últimos quatro anos, a Bahia tem ainda uma polícia cujo índice de eficiência está entre os mais baixos do país: a média é de apenas 4,6% dos homicídios solucionados, entre fevereiro e junho de 2010.

 Segundo a Secretaria de Segurança, a maioria das mortes registradas possui relação direta com o tráfico de drogas. Entre os crimes que chocaram a opinião pública está a morte das adolescentes Janaína Cristina Brito Conceição, de 16 anos, e Gabriela Alves Nunes, de 13 anos. Elas foram decapitadas por traficantes em Nova Divineia, na periferia de Salvador, em novembro de 2010, por estarem supostamente envolvidas com o tráfico.

Os acusados disseram que as adolescentes foram mortas porque teriam tentado atraí-los para uma emboscada. Ações desastrosas das polícias também contribuíram para o crescimento das ocorrências. Duas chacinas tiveram a participação de policiais, em Vitória da Conquista e Salvador. Outro caso que denuncia a má qualificação de policiais foi a morte do menino capoeirista Joel da Conceição Castro, de 10 anos. Ele foi atingido na cabeça por um tiro disparado por um PM que fazia uma operação contra traficantes. Por ironia, Joel e seu pai, o mestre de capoeira Joel Castro, tinham sido, pouco antes, estrelas de uma campanha de turismo do governo do estado.

(Agência A Tarde)

Postar um comentário

0 Comentários