SEGURANÇA: Programa Pacto pela Vida articula ações sociais de combate à criminalidade na Bahia

Uma política pública de segurança, transversal e integrada, construída de forma conjunta com a sociedade, a partir da articulação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com as demais secretarias estaduais. Estas são as linhas gerais do programa Pacto Pela Vida, discutido por representantes do Governo do Estado, em reunião realizada nesta quinta-feira (24), na Governadoria (Cab).

Entre os presentes, os secretários de Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Comunicação, Robinson Almeida, e da Administração, Manoel Vitório. Todos acompanharam a apresentação do professor de sociologia e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton.

O professor é um dos responsáveis pela implantação do projeto homônimo em Pernambuco, que resultou, ao longo de quatro anos, na redução em 40% dos homicídios e crimes violentos na capital, Recife, e em 28% no estado como um todo. “Para atingirmos estes índices positivos trabalhamos por meio de ações integradas de policiamento, prevenção social, repressão qualificada e diálogo permanente com a sociedade civil”, afirmou.

De acordo com Ratton, a integração entre as secretarias estaduais é fundamental para o êxito da iniciativa. “O governador Jaques Wagner tem mostrado articulação e foco na questão do combate à violência e, seguramente, com a equipe que ele tem, será possível alcançar estes resultados de redução da violência”. O professor ressaltou que as ações demandam tempo e que seus frutos vêm “da gestão da informação, esforço, planejamento, capacidade de diálogo e de definição de prioridades e o Governo da Bahia caminha nesse sentido”.

Fonte: Agecom

Postar um comentário

0 Comentários