SAÚDE PÚBLICA: Mairí foi um dos municípios contemplados na Portaria nº 02

O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União na última sexta-feira (26) a lista dos municípios carentes que poderão receber residentes e profissionais médicos formados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Os profissionais já graduados que optarem por atuar na Atenção Básica em um dos municípios selecionados terão abatimento de até 100% do crédito do fundo. Já os recém-formados que optarem por fazer residência médica em uma das 16 áreas prioritárias definidas terão extensão do prazo de carência do Fies.

“As medidas fazem parte de uma ampla estratégia do ministério de combate aos desequilíbrios regionais na oferta de especialistas e na Atenção Básica”, afirma a Diretora de Programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad.

Entre os municípios dessa região contemplados na portaria, estão Caldeirão Grande, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Jacobina, Mairí, Miguel Calmon, Piritiba, Quixabeira, Serrolândia, São José do Jacuipe, Várzea do Poço e Várzea da Roça.

Gestão local
Os próprios municípios serão responsáveis pela contratação dos médicos. Não haverá uma seleção nacional, ou seja, as contratações serão realizadas diretamente entre médicos e gestões municipais, de acordo com os mecanismos de contratação existentes em cada município.

O médico deverá estar cadastrado no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e, informar ao Ministério da Saúde, através de formulário digital próprio disponibilizado pelo Departamento de Atenção Básica, o início, término e eventuais interrupções de sua atuação no município priorizado. 

A cada equipe de saúde da família implantada,  o município recebe um valor entre R$ 6,7 mil  e R$ 10,05 mil - sem contar com o incentivo das equipes de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e Núcleos de Saúde da Família. Para acessar o DOU, com a publicação da Portaria nº 02, CLIQUE AQUI (Mairi, pág.36).
 
Fonte: Serrolândia Notícias


Postar um comentário

0 Comentários