Município de Mairi adere a 5ª Etapa do TOPA


Para a Gestora do TOPA em Mairi a Srª. Sara Sousa os alfabetizadores podem atender apenas uma turma; Cada coordenador na zona rural deve ter no mínimo 08 turmas para acompanhamento e no máximo 13; Cada coordenador na zona urbana deve ter no mínimo 10 turmas e no máximo 15; Cada turma na zona rural deve ter no mínimo 10 alfabetizandos; Cada turma na zona urbana deve ter no mínimo 20 alfabetizandos, informou ainda que a partir da Quinta Etapa, o Sistema Brasil Alfabetizado não aceitará mais o cadastramento de alunos que participaram de outras etapas.

O município de Mairi nesta quinta etapa contará com (02) dois coordenadores, (21) vinte e um alfabetizadores e (261) duzentos e sessenta e um alfabetizandos/as abrangendo a zona rural e zona urbana do município.
As matrículas para a quinta etapa do programa Todos pela Alfabetização (Topa) seguem até sexta-feira (30/03). Os interessados em aprender a ler e a escrever devem procurar a Secretaria da Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação (Direc) da sua região. As aulas estão previstas para começar em abril.
“Conclamamos todos pela Bahia afora, que desejam se alfabetizar, para procurar, imediatamente, a Secretaria da Educação do seu município ou a Diretoria Regional de Educação da sua região para efetivar sua matrícula e, assim, garantir que a Bahia continue sendo o estado campeão de alfabetização do País”, frisa a coordenadora estadual do Topa, Francisca Elenir Alves.

O Topa, nesta quinta etapa, está presente em 366 municípios, por meio da parceria de 246 prefeituras e 575 entidades dos movimentos social e sindical. A meta, agora, é matricular mais 300 mil pessoas. Implantado em 2007 pelo governo do Estado da Bahia, o Topa já alfabetizou 913 mil baianos até 2011. O programa trabalha com a alfabetização sob a perspectiva de que esta é um direito do cidadão e que não prescreve com a idade.

A Resolução do FNDE estabelece parâmetros mínimos e máximos a serem atendidos, acontece que a experiência já nos provou que os parâmetros mínimos invalidam o pagamento das bolsas durante a etapa, pois na Educação de Jovens e Adultos é comum haver evasão.

Os novos parâmetros para o Programa na Quinta Etapa, que foram validados pela SECADI/MEC devem ser seguidos. Assim, quando uma turma for cancelada ou alfabetizandos evadirem, as bolsas dos alfabetizadores e coordenadores estarão garantidas.

Saiba Mais Sobre o TOPA Clique Aqui!
Da Redação Notícias Mairi FM

Postar um comentário

0 Comentários