Audiência em Pé de Serra apresenta contas e equilíbrio é destaque


Visando informar a população sobre as metas fiscais do Exercício de 2012 neste primeiro quadrimestre, a empresa responsável pela assessoria contábil do município de Pé de Serra apresentou na tarde desta terça-feira (29) os índices da receita municipal.

Apresentados na Câmara de Vereadores do município, os objetivos da Audiência foram avaliar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias; avaliar o equilíbrio entre a receita arrecadada x despesa realizada, além de avaliar a evolução da receita comparando ao valor estimado x realizado.
Na apresentação das arrecadações do município foi informado que 2011 superou a arrecadação de IPTU e Imposto de Renda de 2012, porém, em linhas gerais, a população de Pé de Serra tomou conhecimento, sobretudo, da transparente administração das contas públicas realizada no município.

Equilíbrio Patrimonial do Município
Para um melhor entendimento do público, a assessora contábil Eliene Mascarenhas concluiu que os índices da gestão atual são positivos, pois, ao avaliar o Equilíbrio Patrimonial do Município, observa-se que a Receita Arrecadada x Despesa Realizada, neste quadrimestre, estão equilibradas, e que o município está com suas contas dentro do limite legal previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além disso, Eliene esclareceu a origem da “Dívida Municipal Consolidada”, que é oriunda de gestões passadas. Diante dessa inadimplência deixada no município, a gestão atual se comprometeu, e, atualmente, vem mantendo o equilíbrio das contas através do pagamento atualizado.

Ainda segundo Eliene, o não pagamento desta dívida impossibilitava o município na captação e arrecadação de verbas extras, ou seja, de convênios dos governos estadual e federal.
Esta significativa redução da dívida municipal assegurou aos cofres públicos um saldo positivo, pois o gestor atual, pelo compromisso em amortizar a dívida, tem colocado o município em uma posição confortável e apta a receber convênios das esferas estadual e federal.

Essa realidade é percebida em obras municipais realizadas a partir da captação de recursos federais, como a Creche Municipal e tantas outras já realizadas, ou em andamento.

Para conferir a aprovação das contas anteriores de Pé de Serra, confiram no site do Tribunal de Contas:
www.tcm.ba.gov.br/Municipios
Fonte: www.interiordabahia.com.br 
Ascom - Pé de Serra - Foto: http://navozdaserra.blogspot.com.br

Postar um comentário

0 Comentários