Território – Nove Município começa receber água de Pedras Altas


Mais qualidade na água consumida pela população de nove cidades da Bacia do Jacuípe. Esse será o resultado da interligação da barragem de Pedras Altas ao sistema de abastecimento de água da região do sisal.

A obra, iniciada em 2009, foi concluída e o novo sistema adutor está em fase de testes. Sua operação definitiva está prevista até o final de setembro.

Há menos de um mês, estas cidades recebiam água com alto teor de sais da barragem de São José do Jacuípe. Com a obra, foi possível substituir o manancial e, agora, a água distribuída à população vem da barragem de Pedras Altas, localizada no município de Capim Grosso. Para isso, foram implantadas adutoras de água bruta e tratada que somam mais de 38 quilômetros de extensão.

Com um investimento de R$ 59,3 milhões, a obra contemplou, ainda, a construção de dois reservatórios com capacidade para armazenar 1 milhão de litros água cada, além de estações de bombeamento.

As obras foram constantemente acompanhadas pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Cícero Monteiro.
Como o nível da barragem de Pedras Altas se encontra abaixo do normal, não vai haver alteração no volume de água distribuído. O novo sistema adutor vai manter o mesmo volume que vinha sendo captado na barragem de São José do Jacuípe, enquanto durar a estiagem.

MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS:

Capela do Alto Alegre: Capela do Alto Alegre, Chico Tibúrcio, Tanquinho, Beira do Rio, Campo Alegre, Capelinha e Ipiraí.
Pintadas: Pintadas e José Amâncio.
São José do Jacuípe
: São José do Jacuípe, Itatiaia, Melancia, Nova Campina e Pau de Colher.
Gavião
: Gavião, Varginha, Vieira e Cabaças.
Nova Fátim
a: Nova Fátima, São Francisco, Santo Antônio, Alto Bonito (Dedego) e Cancela Preta.
Pé de Serra
: Pé de Serra, Poço, Casa Nova de Riachão, Tabuleiro de Sto. Agostinho, Cascalheira e Pedra Bonita.
Quixabeira
: Capitão, Pimenteira e Poço Comprido/Varginha/Angico
Riachão
 do Jacuípe: Riachão do Jacuípe, Barreiros, Terra Branca, Algodão, Canoas, Terra Nova, Vila Aparecida, Trás da Roça, Maraíba, Sítio Novo, Chapada, Almas, Pedrinhas, Chapadinha, Bom Sucesso, Malhador, Riacho de Areia, Vila Guimarães, Baixa de Areia, Campo Alegre, Barro Preto, Campinas e Furrupa.
Várzea da Roça: Poço do Quilombo, Várzea do Meio, Chico Paixão, Chapada, Canudos, Cruz de Almas, Campo São João, Bispador, Fidelcina, Lagedo Domingos.
Além destes nove municípios da Bacia do Jacuípe outros 12 pertencente aos território do Sinsal e Piemonre foram beneficiados: São Domingos:, Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Ichu, Candeal, Santa Barbara, Capim Grosso, Santa Luz, Queimadas, Caém e Jacobina

Fonte:Bacia do jacuipe
Imagem ilustrativa: Google 

Postar um comentário

0 Comentários