Território Bacia do Jacuípe tem 18 mil DAPs ativas.


Dados divulgados pela Secretaria de Agricultura da Bahia mostram que a Bacia do Jacuípe, composta de 14 municípios, tem atualmente 24.190 estabelecimentos agropecuários da agricultura familiar. Neste conjunto, 18.567 agriculotres possuem a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf.


A deputada estadual Neusa Cadore (PT) é membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia e tem defendido os investimentos, capacitação e prioridade para os agricultores familiares do Estado. Para Neusa o governo precisa ampliar cada vez mais os esforços no sentido de manter o grande apoio que vem dando os agricultores baianos. “A DAP é um passo importante e onde temos ido temos incentivado as agricultoras e agricultores a acessarem este direito”, pontua Cadore.

Sobre a DAP

Criada pela SAF/MDA, a DAP é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como o Pronaf. Para obtê-la, o agricultor familiar deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA, de posse do CPF e de dados acerca de seu estabelecimento de produção (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo).

 Números na Bahia

Estabelecimentos Agropecuários / Agricultura Familiar: 665.831

 DAPs Ativas

501.173

 DAPs Desativadas

89.191

 Em Pintadas, onde Neusa foi prefeita por duas vezes, existem 1.328 estabelecimentos e 1261 DAPs ativas.

Números da Bacia do Jacuípe

Estabelecimentos Agropecuários / Agricultura Familiar: 18.567

 DAPs Ativas

18.567

 DAPs Desativadas

1.531
  
Fonte: Seagri Bahia/Ascom Neusa Cador 

Postar um comentário

0 Comentários