Edilene da PODES de Mundo Novo apresenta como é que os surdos se comunicam

Edilene Purificação Oliveira, professora de educação especial da PODES - Pastoral dos Portadores de Direitos Especiais de Mundo Novo apresenta como é que os surdos se comunicam usando as mãos e o corpo, através de Libras - Língua Brasileira de Sinais.

A PODES funciona em parceria com as Prefeituras de Tapiramutá, Mundo Novo, Pintadas e de Boa Vista de Tupim.

Os alunos surdos aprendem LIBRA - Língua Brasileira de Sinais. Eles estudam na rede regular, recebem um apoio pedagógico da PODES: Tradução das aulas em LIBRAS e acompanhamento dos professores que acolhem um aluno com necessidades especiais na classe regular.

A PODES é uma organização não governamental da Igreja Católica que tem como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência. Inclusão para a PODES significa: plena participação e equiparação de oportunidades no exercício da cidadania em todas as áreas significativas da vida: educação, emprego, lazer, moradia, saúde e família.

No futuro a PODES pretende ampliar a atuação em outros municípios da nossa região e atender também pessoas com outras necessidades especiais. Clique aqui e conheça mais sobre a PODES.

Na última quarta-feira, 22 de maio de 2013, aconteceu o 1º Fórum Mairiense para Promoção da Igualdade, com o tema: Deficiência e o “Viver Sem Limite”.

O evento foi realizado no Espaço Nordeste de Mairi, onde na oportunidade Edilene estava presente e apresentou o Hino Nacional Brasileiro, traduzido em LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais, com o grupo formado pelos alunos: Manoel, Gilberto, Joanes, Tiago, Cristiano, Alessandra e Edivânia.

Da redação do Blog Agmar Rios

Postar um comentário

0 Comentários