Gestão Municipal de Mairi realiza ato em defesa da criança e do adolescente

Na manhã desta segunda-feira, 19 de maio de 2014, foi realizada a caminhada de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, na cidade de Mairi, com o tema: "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes".

A mobilização foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Educação. A concentração foi na praça da rodoviária, saindo por volta das 9h da manhã pelas ruas da cidade, com destino a Praça J.J. Seabra, onde o evento foi finalizado em frente a prefeitura.
Vários cartazes que alguns alunos estavam segurando, estavam escritos: Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. "Esquecer é permitir, lembrar é combater"; Chega de violência! Diga não ao abuso sexual e a exploração infantil; Mairi está unida contra o abuso sexual de nossas crianças e adolescentes; Denuncie! Disque 100; A violência sexual contra crianças e adolescentes é um crime, é preciso refletir, agir e combater; Quem não denuncia, pratica.
Participaram da caminhada as escolas Professora Edeltrudes Pacheco, Getúlio Vargas, Iracy Leal, Carlos de Oliveira Nunes, Deraldo Cedraz, Durval Santos Silva e Reverendo Otacílio Alcântara e creche Brinquedoteca. Estiveram presentes assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar. A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria do Carmo, agradeceu a todos que participaram.
O objetivo dessa mobilização é convocar toda sociedade mairiense para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes com foco na prevenção, que envolvam a divulgação do Disque Direitos Humanos - o Disque 100 - serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, divido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar em nossa cidade. Acima de tudo é necessário que essa questão seja vista como questão de todos. Por isso, a população mairiense é convocada para assumir essa responsabilidade junto ao público infanto-juvenil!!!
18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças. "O ato do abuso sexual contra crianças e adolescentes pode ser rápido e/ou temporário, mas o mal que ele faz é permanente".

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi criado pela Lei n.º 9.970, dia 17 de maio de 2000, em razão de um crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Aracelli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada.

Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos. Desde então, entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.

Postar um comentário

0 Comentários