Asteroides podem se tornar maiores fornecedores de água potável para a Terra

Os asteroides são compostos de água congelad - Imagem: NASA
Cientistas anunciaram recentemente resultado de pesquisa que constata: asteroides podem se tornar os maiores fornecedores de água potável para a Terra. Os cosmólogos chegaram a tal conclusão após constatarem que o fornecimento de água a partir da Terra é limitado pelas capacidades dos foguetes-portadores, sendo necessário buscar outras fontes de água.

Após estudos e análises, ficou evidente que os asteroides simples podem ser as melhores fontes de água, capazes de a fornecer a futuras bases espaciais, conforme o portal da NASA. Os cientistas já sabiam que quase todos os elementos da tabela periódica existem no espaço: ouro, níquel, cobalto, ferro e outros metais.

E os asteroides são compostos de água congelada, podendo por isso vir a ser uma fonte importante de água para uso humano.

3,9 bilhões de anos
É mais provável que a água tenha chegado à Terra através dos asteroides que se chocaram com o planeta há 3,9 bilhões de anos no lugar de cometas, como se supunha, informaram recentemente pesquisadores europeus.

Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de analisar dados da sonda Rosetta, que orbita em torno do cometa Churyumov-Gerasimenko, onde pousou recentemente o robô Philae, da Agência Espacial Europeia.

Asteroides ao invés de cometas
"Concluímos que é mais provável que a água do planeta tenha chegado com os asteroides ao invés de cometas", explicou em uma conferência de imprensa Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna, na Suíça, a principal autora do estudo publicado nesta quarta-feira na revista americana Science.

Com ajuda de um espectrômetro, os pesquisadores determinaram que a estrutura atômica das moléculas de água do cometa é muito diferente da estrutura da água que há na Terra.

Com informações da France Press e portal da NASA

Postar um comentário

0 Comentários