Vacina contra dengue só pode ser tomada por quem já teve doença, confirma OMS

Vacina contra dengue só pode ser tomada por quem já teve doença, confirma OMS
A vacina contra dengue, vendida na rede privada na maior parte do Brasil, não deve ser tomada por pessoas que nunca tiveram a doença. A informação foi confirmada na última quinta-feira (19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
A entidade recomenda, segundo o G1, a realização de um teste antes da aplicação do imunizante. O Dengvaxia é fabricado pelo laboratório francês Sanofi Pasteur e é a primeira vacina do mundo licenciada contra a dengue. "Agora temos informações mais claras de que a vacina precisa ser tratada de forma mais segura, sendo aplicada exclusivamente em pessoas já infectadas", disse Alejandro Cravioto, presidente do Grupo de Especialistas em Aconselhamento Estratégico da OMS (SAGE), durante um encontro em Genebra, Suíça. Em novembro de 2017, a própria fabricante realizou análises e chegou à conclusão de que a vacina poderia aumentar o risco de dengue grave em pessoas que nunca foram expostas à doença. 

O Ministério da Saúde afirmou que o Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) recomendou a não introdução da vacina para dengue produzida pela Sanofi no Sistema Único de Saúde (SUS) até a finalização dos estudos de custo-efetividade.

Fonte BN 

Postar um comentário

0 Comentários