Voluntários preparam o tradicional tapete decorativo de Corpus Christi para a passagem da procissão, em Mairi

Nesta quinta-feira, 31 de maio de 2018, feriado de ‘Corpus Christi’ tapetes foram feitos em torno da Praça J.J Seabra, em Mairi, onde entidades e escolas participaram fazendo a arte.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Mairi, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado. 

Logo após, acontecerá o momento que todos vão sair da Igreja onde o Padre irá andar sobre os tapetes como a tradição manda, sempre por cima dos tapetes até retornar para dentro da Igreja.


Do Mairi News 

Postar um comentário

0 Comentários