Brasília - 27/06/2023 - O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As inscrições podem ser feitas pelo celular ou pelo computador. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os resultados da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) foram divulgados nesta segunda-feira (7). A lista dos pré-selecionados no segundo semestre está disponível no portal Acesso Único

São mais de 211 mil bolsas nesta edição, sendo 118 mil integrais, 100% gratuitas, e mais de 93 mil parciais, com metade do valor da mensalidade.

As vagas estão distribuídas em 370 cursos de quase 900 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

O curso de administração é o que tem mais oportunidades, com mais quase 14 mil bolsas, sendo 9,2 mil integrais e 4,5 mil parciais. Em seguida vem direito, com 13 mil bolsas; pedagogia, com 11 mil; e educação física, com quase 9 mil. 

Nesta primeira chamada, os estudantes pré-selecionados têm até 18 de julho para apresentar à instituição de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição.

Por exemplo, para a bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; para a parcial, de até 3 salários mínimos. E ainda atender a pelo menos uma das condições, como ter cursado ensino médio na rede pública ou como bolsista na particular, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino.