Primeiro dia da campanha estadual do Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Rio de Janeiro, caminhão itinerante da Secretaria Estadual de Saúde
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo
© Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

Após ações de reforço de vacinação contra o sarampo em Tocantins e regiões de fronteira, o Brasil controlou os casos importados da doença: são duas semanas sem novos registros. Os casos importados são os que a infecção acontece fora do país. 

O município de Campos Lindos, em Tocantins, que registra o maior número de notificações de sarampo, fez o último registro no dia 6 de agosto. Atualmente, não há transmissão sustentada da doença no Brasil.

Vacinação no SUS

O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa e que só a vacina previne a propagação. Desde o início do ano, o  Ministério da Saúde distribuiu mais de 13,6 milhões doses do imunizante, disponível gratuitamente nos postos de vacinação do SUS para pessoas de seis meses a 59 anos.

Segundo dados do Ministério, a cobertura vacinal da primeira dose já ultrapassa 90% e os estoques estão garantidos em todo o país.

Fonte: Agência Brasil