Saúde: Apenas metade dos jovens entre 10 e 14 anos se vacinam contra meningite

A vacinação contra meningite meningocócica tipo C terminou por não alcançar a meta estipulada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Iniciada no último domingo (30) e encerrada nesta segunda-feira (31), a campanha imunizou cerca de 135 mil jovens com idade entre 10 a 14 anos. A expectativa era de que 240 mil pessoas se vacinassem.

O movimento nos postos de saúde de Salvador, única cidade contemplada com a campanha na Bahia, foi intenso principalmente durante a manhã dos dias de vacinação. Houve fila em várias unidades. No domingo, cerca de cinco mil pessoas se aglomeraram do lado de fora do 5° Centro, na Avenida Centenário, a espera do medicamento.

Na próxima etapa da campanha, que ocorre nos dias 12 e 13 de junho, deverão ser vacinadas cerca de 250 mil jovens entre 15 e 19 anos. Em julho, outras 250 mil pessoas entre 20 e 24 anos deverão ser vacinadas contra meningite C.

A campanha de vacinação para crianças e jovens de 10 a 24 anos está sendo promovida pelas secretarias estadual e municipal da Saúde. A ação tem como base dados que revelam que de 26 de março a 7 de abril deste ano foram registrados oito casos com mortalidade em 50% das notificações.

Além disso, a faixa etária mais acometida foi de 11 a 25 anos, sendo que essas pessoas não estavam cobertas pela vacinação instituída na Bahia, voltada para menores de cinco anos.

Até a 18ª semana epidemiológica (19 de maio de 2010), foram confirmados 73 casos de Doença Meningocócica em Salvador, sendo que 23 pessoas morreram. A maior parte das notificações foi registrada no Distrito de São Caetano/ Valéria.

Fonte: tribunadabahia.com.br

Postar um comentário

0 Comentários