Realizada mais uma etapa do curso de formação cooperativista na Região do Sisal

Foi realizado durante os dias 28 e 29 de novembro no Colégio Estadual Santo Antônio de Queimadas mais uma etapa do Programa de Formação de Novos Quadros Dirigentes Para o Cooperativismo Popular e Solidário (FORMACOOP)promo vido pela Associação das Cooperativas de Crédito de Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (ASCOOB - ITAPICURÚ).
Este é o terceiro de dez módulos previstos para o curso que faz parte do processo de formação do sistema de educação (EDUCOOP) Para Um Novo Cooperativismo, do Departamento de Educação Cooperativista (DECOOP) da Ascoob.
Coordenado por diretores e educadores do sistema Ascoob sob a assessoria pedagógica do educador popular Professor Antônio Reis de Oliveira, consultor social do Educoop o curso conta com facilitadores de áreas a exemplo da consultora aposentada da Embrapa, Graça Sena, que promoveu oficina sobre territorialidade durante o módulo III.
O FORMACOOP – O curso é extensivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) promovido pela Ascoob Sistema em parceria com a União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). Com tema central “Competências Requeridas e Necessárias no Século XXI” o Formacoop visa formar dirigentes de entidades (sindicatos, associações, cooperativas, etc.) e funcionários das agências de crédito Ascoob Itapicurú e futuras extensões e conta com cerca de 60 pessoas dos municípios de Santa Luz, Queimadas, Nordestina, Cansanção, Itiúba, Monte Santo, Euclides da Cunha e Quijingue.
“O objetivo é formar capital humano e social, fomentando novas posturas pessoais, familiares e sócio-comunitárias na construção de uma outra sociedade ecossustentável, solidária e empreendedora” esclarece Gilsara Oliveira, educadora social da Ascoob e uma das coordenadoras do curso.
Os encontros acontecem uma vês por mês no município de Queimadas, sempre nos finais de semana (sábados e domingos), com serões durante a noite contando com participações de lideranças de entidades relacionadas aos temas discutidos em cada módulo.

Tamires Carvalho -
Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura – AMAC

Postar um comentário

0 Comentários