Chamas atingem área de vegetação equivalente a 500 campos de futebol entre Jacobina e Miguel Calmon

 

Um incêndio atinge, desde a quarta quarta-feira (6), uma extensa área de vegetação entre as cidades de Jacobina e Miguel Calmon, na região norte do estado. Nesta segunda-feira (11), as chamas ainda não foram controladas e o prejuízo chegou a 500 hectares, o que corresponde a cerca de 500 campos de futebol. Ninguém ficou ferido.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros da região, a dificuldade no combate às chamas acontece porque as áreas serranas afetadas são de difícil acesso. Os agentes relataram que o fogo foi provocado por causa de um curto-circuito e intensificado pelas altas temperaturas que atingem a região norte do estado.

Nesta segunda-feira, cerca de 30 bombeiros atuam no combate aos focos de incêndio, além de brigadistas municipais. Equipes de bombeiros de outras cidades devem se deslocar para ajudar.

Além disso, uma empresa de mineração da região disponibilizou aeronaves para atuar no combate. O avião possui capacidade de três mil litros de água por viagem.

De acordo com informações apuradas pela TV São Francisco, afiliada da TV Bahia, outro incêndio atingiu no sábado (9) uma área de vegetação na cidade de Jacobina, só que desta vez na zona urbana, no bairro de Catuaba. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Defesa Civil do município, o fogo foi debelado no mesmo dia e teve duração de cerca de uma hora e meia. Não há informações sobre o que provocou o incêndio.

Fogo em outras cidades do estado

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 200 profissionais e aproximadamente 40 viaturas permanecem, nesta segunda, atuando no combate e monitoramento aos incêndios florestais que atingem as regiões Norte, Sudoeste, Sul e Chapada Diamantina.

Atuam na combate às chamadas dois aviões modelo Air Tractor, fornecidos através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Dão apoio à Operação Florestal, que teve início em julho deste ano, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas.

As cidades afetadas são:

Sento Sé;

Jacobina;

Pindobaçu;

Macaúbas;

Brotas de Macaúbas;

Paratinga;

Lençóis;

Vitória da Conquista;

Rio de Contas;

Jaguaquara;

Planalto;

Floresta Azul;

Santa Cruz Cabrália;

Itamaraju;

Porto Seguro;

Prado.

Uma fábrica de fogos de artifício pegou fogo após um incêndio atingir uma área de vegetação e as chamas se espalharem até o estabelecimento, na terça-feira (5). O caso ocorreu no município de Itamaraju e causou pânico entre moradores.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido, segundo o Corpo de Bombeiros Militares de Teixeira de Freitas, que atendeu a ocorrência. A suspeita é que alguém tenha ateado fogo no matagal.

Em imagens que circulam nas redes sociais, era possível ver explosões dos fogos de artifício no estabelecimento atingido, além de fumaça densa. As chamas foram combatidas pelo proprietário do estabelecimento e comerciantes de lojas vizinhas, além dos bombeiros.

Na segunda-feira (4), queimadas atingiram uma área de vegetação conhecida como Pedra Monte Pescoço, também em Itamaraju. O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou para o local, que é de difícil acesso, por ser um território de mata fechada.

Os militares encontraram vários pontos quentes e precisaram apagar as chamas de vários troncos de grande porte. Alguns animais morreram queimados, de acordo com a corporação.

O trabalho só foi totalmente concluído na terça-feira (5). A suspeita é de que o problema na Pedra Monte Pescoço também tenha sido causado por ação humana.

Fonte: g1 Bahia

Postar um comentário

0 Comentários