Cultura: Programa da Funceb seleciona 96 filarmônicas na Bahia

TERRITÓRIO DA BACIA DO JACUÍPE:
  • Ipirá - Sociedade União Musical Ipiraense
  • Pé de Serra - Associação Comunitária Cultural e Musical Lira 6 de Agosto
  • Riachão do Jacuípe - Sociedade Filarmônica Lira 8 de Setembro.

A Diretoria de Música da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), divulgou o resultado do Programa de Fomento às Filarmônicas, que credenciou 96 filarmônicas em todo o Estado da Bahia.
Os recursos disponibilizados pelo Programa se destinam à aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais, com o intuito de incentivar e valorizar a tradição musical das filarmônicas.

Este é o primeiro Programa com direcionamento específico para as filarmônicas, que pretende atender à solicitação de músicos e de entidades, além de contribuir com a política de descentralização de recursos e dinamização da cultura em toda a Bahia, posssibilitando a continuidade de ações já existentes e também o fortalecimento das entidades musicais.

O processo de cadastramento das entidades musicais teve início em 2009, sendo o lançamento do Programa de Fomento oficializado em maio de 2010, na abertura do IV Encontro Estadual de Gestores de Cultura. Com entrada franca, o evento contou com a participação da Grande Filarmônica, regida pelo maestro Fred Dantas e composta por 140 músicos integrantes da Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro), da Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina), da Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e da Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador). Entre as entidades credenciadas estão a Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados e a Filarmônica Ufberê, ambas de Salvador, e as 94 restantes do interior do Estado.

Agecom

Postar um comentário

0 Comentários